terça-feira, 10 de novembro de 2015

Você sabe o que é memória muscular?

Imagine uma situação: Você treina há mais de 1 ano e durante esse período, com muito esforço, conquistou resultados significantes em termos de ganho de massa muscular. Porém, com o passar do tempo, a dificuldade em ganhar massa muscular foi aumentando e você acabou por se sentir desmotivado, resolvendo então interromper o seu treino. Sem treinar, seu corpo começou a perder massa muscular gradualmente e os resultados conquistados começaram a ir embora. Toda a evolução que você teve durante este ano foi em vão? Caso você um dia volte a treinar, estará começando do zero?
A resposta é não! É aí que passamos a entender a chamada “memória muscular”.
voce-sabe-oque-e-memoria-muscular
Você sabe o que significa?
Quando você está treinando há algum tempo e ganhando massa muscular, isto só acontece porque o seu corpo está produzindo diversos núcleos celulares, que auxiliam no desenvolvimento do tecido muscular. Estudos científicos do corpo humano comprovam que quando você para de treinar você perde massa gradualmente, mas ainda assim, os núcleos celulares se mantém. Isto significa que caso você volte a treinar, terá mais facilidade em recuperar o estágio anterior.
A imagem abaixo ilustra bem uma pesquisa que foi feita com um atleta, pelo NCBI (National Center for Biotechnology Information). Na parte de cima da imagem você pode ver claramente que o tecido muscular possuía 21 núcleos celulares, já na imagem abaixo, o mesmo local continua com 21 núcleos celulares, mesmo com cerca de 50% a menos de massa muscular.
memoria-musular
Imagem criada baseada em : (NCBI) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20713720

Isto significa que o tecido, retendo a mesma quantidade de núcleos mesmo depois de ter parado de treinar, facilitará o desenvolvimento de massa muscular novamente, até o tamanho anterior. Daí surge a expressão “memória muscular”.




Se você por um acaso está passando pela mesma situação descrita no primeiro parágrafo, a “memória muscular” pode ser uma boa motivação para você voltar a fazer musculação e retomar as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário